Pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, divulgaram recentemente um estudo que pode revolucionar a vida de quem precisa carregar implantes eletrônicos, como o marca-passos. Para quem não sabe, um dos dramas das pessoas que utilizam esses aparelhos é que, de tempos em tempos, são necessárias cirurgias para troca e remoção de baterias.
Dessa forma, a boa notícia é que os pesquisadores parecem ter encontrado uma solução para esse problema por meio da energia solar. Os cientistas fizeram um teste com uma pequena placa fotovoltaica de 3,6 centímetros quadrados para simular um implante de células solares de baixo da pele e descobriram que ela, sozinha, tinha a capacidade de produzir energia suficiente para carregar um marca-passos padrão.
A partir dessa descoberta por meio das placas de energia solar, os responsáveis pelo estudo esperam que pacientes que necessitam de implantes eletrônicos não necessitem mais passar por constantes procedimentos cirúrgicos com o objetivo de realizar a troca dos aparelhos.
A boa notícia é que, independentemente da estação, os estudiosos concluíram que mesmo a placa solar com o desempenho mais baixo ainda proporcionava uma quantidade média de energia de aproximadamente 12 microwatts, ou seja, o suficiente para abastecer a bateria de um dispositivo de marca-passo comum.
Além de não precisar ser removida com frequência, a vantagem das placas fotovoltaicas subcutâneas é que elas podem o deixar o tamanho dos implantes relativamente menor. Dessa forma, a ideia dos pesquisadores é que, no futuro, esse tipo de tecnologia possa ser aplicado em outros tipos de aparelhos humanos, como por exemplo nos biochips, que a cada dia se tornam mais usados e mais famosos entre as pessoas.
Fonte: Portal Solar
Cadastre seu e-mail para receber novidades e baixar um e-book (GRÁTIS)
Veja também
Superbateria da Tesla06/Mar/201706/03/17há 8 anos Segunda-feira, 06 de Março de 201706/03/2017Bateria da Tesla pode ameaçar rede elétrica tradicionalA Tesla Motors Inc., mais conhecida por fabricar o sedã totalmente elétrico Model S, está usando a tecnologia das baterias de íons de lítio para se posicionar como líder do mercado emergente de armazenagem de eletricidade, que complementa, e até poderia chegar a ameaçar, a rede elétrica tradicional. “Vamos lançar a bateria......
Gelo Solar20/Fev/201720/02/17há 8 anos Segunda-feira, 20 de Fevereiro de 201720/02/2017Vivemos um momento de consenso popular quando o assunto é o meio ambiente. Estamos presenciando muitos avanços tecnológicos, que embora tenham oferecido uma série de modificações práticas em nossas vidas, por......