Aba 1








BLOG DE NOTÍCIAS

Postado em 06 de Março de 2017 às 09h09

Celular Solar

Tecnologia (15)Notícia (11)

Nova tecnologia no LED utilizado nas telas de smartphones e outros aparelhos móveis promete usar a luz do sol para alimentar os aparelhos, criando assim um celular solar que irá acabar com o maior problema enfrentado pelos usuários: a falta de bateria.

Desde uma simples ligação telefônica até o acesso à redes sociais e ao Internet banking, os celulares já se tornaram parte da vida da grande maioria das pessoas que precisam estar sempre conectadas. No entanto, exatamente por estarmos a todo momento utilizando esses aparelhos, um dos problemas que mais enfrentamos, é a duração das baterias. Quem nunca, em um momento de grande necessidade, já não foi surpreendido com um celular sem carga?

Esse sofrimento, no entanto, parece que está com os dias contados. Pesquisadores da Universidade de Illinois, nos EUA, divulgaram na revista americana Science da semana passada uma nova tecnologia que possibilitará a criação de um celular Solar, assim como outros dispositivos móveis, como tablets e notebooks, por exemplo.

A tecnologia por trás do celular solar

De acordo com Nuri Oh, um dos cientistas envolvidos no projeto, a tecnologia apresentada que irá permitir a criação desse celular solar está baseada em um novo modelo de LED (Light Emitting Diode, ou Diodo Emissor de Luz, em português), que não somente emite, mas também capta sinais de luz, o que possibilita a captação da luz do sol para geração elétrica.

De acordo com o cientista, o novo material absorve a luz e gera uma fotocorrente de energia, a qual seria então acumulada e utilizada para carregar a bateria do aparelho. “Seu dispositivo pode ser carregado por uma simples exposição à luz solar. Não será mais necessário conectar o aparelho a um fio elétrico. Os pixels do display do LED poderão capturar e armazenar energia Solar”, comentou ele.

Além dessa inovadora e incrível funcionalidade, os pesquisadores alegaram ainda que o novo modelo de LED terá também a capacidade de se ajustar automaticamente à luz do ambiente, ou seja, não será mais preciso aumentar manualmente o brilho da tela ao sair de um lugar escuro para um mais claro (ou vice-versa), pois a nova tecnologia possibilitará que a tela faça isso de maneira automática.

Os cientistas se dizem muito animados com o invento, alegando que o novo modelo de LED deverá substituir os atuais não somente pelas novas funcionalidades, mas também por apresentar uma tecnologia aprimorada e mais barata. “Além disso, podemos fabricar o dispositivo por um processo de produção mais barato. Acredito que essa inovação estará no mercado em 5 anos”, completa Nuri Oh.


 

Fontes de Informação: Veja – Fonte /  Bluesol - Fonte

Veja também

Google usará energia renovável em operações no mundo todo em 201717/01/17 A companhia espera que a compra de energia eólica e solar será suficiente para atender aos centros de processamento de dados e escritórios da empresa São Paulo – O Google, da Alphabet, está a caminho de contratar energia renovável suficiente para suprir todo seu consumo global de eletricidade no próximo ano, informou a empresa nesta......
Isenção de ICMS Sobre Energia Solar Passa a Valer Também em Santa Catarina29/05/18Três anos após a sua criação pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), o convênio ICMS 16 de 2015 finalmente passa a ter validade também no estado Santa Catarina era um dos três últimos estados do país que ainda estavam fora desse convênio de isenção do ICMS sobre a energia gerada pelo consumidor e sua adesão foi oficializada por meio do Convênio ICMS......
Superbateria da Tesla06/03/17Bateria da Tesla pode ameaçar rede elétrica tradicional A Tesla Motors Inc., mais conhecida por fabricar o sedã totalmente elétrico Model S, está usando a tecnologia das baterias de íons de lítio para se posicionar como líder do mercado emergente de armazenagem de......

Voltar para Blog