Aba 1








BLOG DE NOTÍCIAS

Postado em 18 de Julho de 2017 às 10h20

PAINEL SOLAR NO INVERNO

Produção aumenta em temperaturas baixas

Os painéis solares funcionam com a Luz e não com o calor, não importa o frio que esta lá fora. Na verdade os painéis solares funcionam melhor em temperaturas mais frescas do que em temperaturas quentes. Isso porque painéis solares, na sua maioria, são feitos de silício ( o mesmo material usado em chips de computador) e este material é um semicondutor e todo semicondutor perde eficiência com o calor.


Mesmo em dias nublados, os painéis solares produzem energia elétrica. Desde que haja luz, seu sistema irá convertê-la em energia renovável. Como no inverno os dias são um pouco mais curtos, e o sol esta mais baixo, você não produzirá tanta energia quanto durante longos dias de verão com o “sol a pino”.

A posição do painel solar no seu telhado influencia na produção de energia

Outro fator que influencia na produção de energia que é afetado pelas estações do ano é a posição do sol no céu. Para sistemas fotovoltaicos conectados a rede elétrica, o ângulo de inclinação igual ao da Latitude é normalmente o melhor ângulo para se instalar um painel fotovoltaico. Ex: A Latitude de Chapecó-SC é 27°, portanto a melhor posição possível para um painel fotovoltaico nessa região é: Face Norte a 27° de inclinação.


Em um dia de inverno a posição no sol esta "mais baixa no céu" e o dia possui menos horas de sol assim. Como o angulo do sol pode não estar na posição ideal e a quantidade de horas de sol é reduzida, no inverno embora a temperatura seja ideal para o painel solar a produção de energia normalmente é menor.


Da mesma forma que a demanda por ar-condicionado aumento no verão a mesma coisa acontece com o painel solar por razões óbvias: No verão o calor é forte, as pessoas usam mais ar-condicionado e a conta de luz aumenta! Com menos demanda por painéis solares durante o inverno, este é o melhor momento para comprar o seu gerador de energia solar.

 

 

Fonte de Informações: Portal Solar

Cadastre seu e-mail para receber novidades e baixar um e-book (GRÁTIS)

Nome
E-mail
Resolva :

Veja também

Como funciona a energia solar09/03/17Como Funciona a Energia Solar? Esse sistema gerador de energia limpa e renovável vai lhe possibilitar valorizar a sua propriedade, além de gerar a sua própria energia elétrica e praticamente acabar com a sua conta de luz! Durante o dia os os painéis solares (chamados de módulos fotovoltaicos) captam a luz do sol e geram energia. Essa energia passa por um aparelho chamado inversor solar e é......
Como se tornar um pequeno produtor de energia27/06/17Entenda como os sistemas de geração distribuída podem ser benéficos para a economia e o meio ambiente Uma pesquisa da consultoria Accenture aponta que oito em cada dez brasileiros têm interesse em produzir a própria eletricidade de forma autossuficiente. Isso significa que 80% da população gostaria de se ver livre do modelo......

Voltar para Blog